Quando você pensar em atum, pense panda!

em

O Sea Shepard é aquele instituto de “guardiões do mar” super polêmico que ataca navios que pescam baleias e golfinhos nos mares do Japão. Tem até um site brasileiro.

Eu sinceramente acho que deveria ter um episódio de Bullshit, aquele seriado com Penn & Teller sobre essa organização. Eles lutam para diminuir a pesca indiscriminada, até aí tudo certo. O que eu condeno são os atos da organização que age de forma quase terrorista. São basicamente um bando de loucos, e ganham muito dinheiro para continuarem sendo assim.

Eles estiveram envolvidos no documentário The Cove que mostra a matança de golfinhos na cidade japonesa de Taiji e venderam para o mundo inteiro nas entrelinhas a ideia de que os “japoneses são seres abomináveis que matam os animais por diversão”.

Enfim, Taiji é uma cidade que vive da pesca dos golfinhos e baleias que alimentam a cidade. A pesca dos animais acontece uma vez por ano e há muito tempo, por isso para os moradores de Taiji é algo tradicional e histórico.

Golfinhos e baleias são animais que podem ser comidos, assim como vacas, porcos e galinhas. E a pesca acontece assim. Então, é absurdo da nossa parte criticar o que eles fazem, só porque o golfinho sorri ou a baleia chora, sei lá. É o ciclo da vida.

Fora de Taiji, o resto do país sequer sabe que isto acontece e o consumo desses animais fica apenas dentro de Taiji e em alguns poucos restaurantes.

Não dava para saber ao certo se a ideia era acabar com a matança ou ganhar dinheiro, mas como eles não acabaram com a pesca, certamente ganharam muito dinheiro com a polêmica.

A Ásia em geral tem uma cultura muito diferente da nossa. É fácil criticar algo que não se aceita sem checar informações e sem sequer aceitar as diferenças. Poxa, se é para ser assim… Se o Sea Shepard quer corrigir o mundo apontando o dedo no que considera errado bem que eles podiam fazer um filme sobre a Dinamarca ou dar uma limpadinha no Rio Ganges. Ou talvez acabar com a caça de veados, ursos e perus nos EUA.

Enfim, agora o Sea Shepard resolveu atacar outro tipo de bicho que também é usado para alimentar milhões de pessoas no Japão e no resto do mundo: o atum.

E como eles fazem sempre, a polêmica começa com os anúncios, olha só:

“Quando você pensar em Atum, pense Panda!”

4 comentários Adicione o seu

  1. Victor Hugo disse:

    Cara você é muito idiota…você mesmo, você que escreveu esse monte de besteiras! Então você acha legal matar ursos para servir de isca para pescar atum? Quanta presunção de sua parte achar o homem superior a outros animais, e chamar a matança sem escrúpulos que está acontecendo em todos os oceanos de ciclo da vida… você está muito mal informado pois muitos locais da asia comem carne de baleia, e o pior não é isso, não são poucas baleias que morrem para servir de alimento, é melhor você procurar fontes confiáveis antes de sair postando bobagens.

    Curtir

    1. Guilherme disse:

      Cara vc não entendeu, não se usa nada de panda pra isca pra atum, só usaram a imagem do panda pq quando o panda foi dito como em extinção todo mundo se comoveu, e pro atum ngm deu a mínima, por isso “quando ver atum pense panda” pq a imagem do panda bonitinho comove mais do que a de um simples peixe

      Curtir

  2. Eu nunca li tanta besteira em um post só. Deu para notar que você não tem o minimo de conhecimento sobre Biologia e Matemática, coisas simples de Ensino Fundamental.
    Nunca se pode comparar Baleias com Vacas, área e o território que uma baleia cobre, caberia 20 fazendas. Não da pra criar Baleia, nasce uma baleia em media a cada 18 meses, e ela demora mais de 2-3 para poder ter outro filhote. As baleias são consideradas uma “espécie-chave”, essas espécias são importantíssimas no equilíbrio do ecossistema. Como você NÃO deve saber, mas as Baleias se alimentam de zooplancton e krill, esses por sua vez se alimentam de Fitoplancton. Os Fitoplanctons fazem os oceanos serem o maior pulmão do mundo, pois eles liberam mais oxigênio para atmosfera do que a nossa floresta amazônica a qual consideramos pulmão do mundo. Agora vamos usar matemática e conhecimento de cadeia alimentar para entender o contexto. Se o Numero de baleias cair drasticamente ou desaparecer, o numero de zooplanctons vai aumentar drasticamente, com isso o numero de fitoplancton irá diminuir drasticamente, impactando diretamente nos níveis de oxigênio na atmosfera. A Sea Shepherd atua sim na Dinamarca, só procurar pelos massacres das Ilhas Faroé, atua tb contra “shark finning”. E você provavelmente fã de batman, mal sabe que ator Christian Bale apoia a Sea Shepherd, você deve ouvir Red Hot Chili Peppers, e também mal sabe que eles apoiam a Sea Shepherd. Em relação a Golfinhos e Atum, pare pra pensar o Planeta Terra é 70% ou mais de água, se continuarmos com a pesca predatória, que são as que os japoneses usam para pescar esses animais, acha que não vai impactar em nada a nossa vida? Agente precisa mais dos oceanos vivos do que agente pensa, não é pq agente vive na terra, no meio da cidade que o mar é só ponto turístico pras férias, tem muita coisa envolvida com clima e equilíbrio da vida de um modo geral. Próxima vez que você for abordar um assunto que desconhece , por favor pesquise antes e use fontes confiáveis, é muito melhor do que escrever um monte de besteiras da sua cabeça e fazer um papel de completo idiota que você

    Curtir

  3. RAfael disse:

    vey se eu encontro este criador do topico encho ele de porrada o cara fala mais merda doq uma criança com fome

    Curtir

Deixe um comentário