Menina de 2 anos é atropelada na China e ninguém se importa

Estou há tempos pensando no que escrever depois de um hiato de quase 6 meses sem blogar aqui no Penpas. Na verdade muita coisa aconteceu na minha vida neste tempo. Depois da viagem que fiz aos Estados Unidos, retornei para o Brasil e  passei algum tempo trabalhando como freelancer. Hoje estou na Play TV como diretor do núcleo de internet  reformulando os sites da empresa e definindo a cara que o canal de tv terá na web nos próximos meses. São mudanças grandes e imprescindíveis, mas falo sobre isso uma outra hora…

Hoje queria falar sobre um vídeo que tive o desprazer de assistir esta semana e que me fez questionar até que ponto uma imagem pode faze-lo julgar uma sociedade, um povo ou uma raça inteira.

No dia 13 de outubro às 17:30 em uma rua do Mercado Guangfo em Foshan na China uma garota de 2 anos chamada Yue Yuem foi atropelada por uma caminhonete e deixada no chão para morrer. A câmera de segurança do distrito captou o momento em que o motorista fugiu do local, mas o pior não foi isso. Momentos depois, um segundo veículo passa por cima da garota agonizante. As rodas dianteiras passam por sobre as pernas da menina, mas as traseiras não. O motorista então é obrigado a dar ré e acelerar. Depois que o segundo veículo passa por cima da menina há um intervalo de 7 minutos em que 17 pessoas passam ao lado da criança machucada sem lhe prestar nenhum tipo de assistência. Eles apenas olham e continuam suas vidas.

Uma catadora de lixo resolve retirar a menina do chão, mas quando percebe que ela não se move a coloca de volta. Depois a mãe da garota aparece e a leva para o hospital, onde aparentemente encontra-se em estado grave.

Confesso que nem sei porque dei “play” em um vídeo como esse, mas o sentimento que tive foi o de revolta. A princípio eu quis odiar todos os chineses, independente de serem bons ou ruins. A China para mim era suja, má e perversa. Dias depois li que os fóruns chineses estavam abarrotados de comentários sobre o caso. Mais de 6200 mensagens de repúdio ao que aconteceu. Então recobrei a minha fé na humanidade.

Ontem um amigo me disse: “Os parâmetros do que é bom ou ruim para os chineses é bem estranho. Muito diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil”.

Eu me pergunto até agora porque ninguém ajudou. Porque ninguém socorreu a menina com apenas dois anos? Porque não se importaram com uma vida que acabou de começar? Em alguns posts do fórum chinês alegam que os transeuntes tinham medo de se intrometer no que estava acontecendo e acabarem processados ou acusados de assassinato.

O que você faria no lugar de um deles?

Se você quiser assistir ao vídeo, que tem imagens fortíssimas para qualquer ser humano, clique abaixo.

58 comentários Adicione o seu

  1. Parece que nòs brasileiros, por enquanto, ainda somos detentores dos ùltimos resquìcios de sensibilidade. Lamentàvel.

    Curtir

    1. izolda disse:

      Desumano,nada explica nada justifica.Pior ainda a ridícula alegação de medo diante de uma tragédia envolvendo um ser humano indefeso e agonizante.Eu não tenho medo de dizer.Não gosto do povo chinês,sua cultura e suas tradições.Tenho dito.

      Curtir

      1. marina disse:

        também acho, nao tenho coragem de assistir aos videos chineses no youtube , tantos videos e casos envolvendo tortura contra animais indefesos, tiram o couro deles ainda vivos e ainda dao risada, chutam..odeio essa raça.!

        Curtir

    2. voce deve ser bem desinformado pra falar uma coisa dessas, brasileiro eh um dos piores povos do mundo, soh pq eh melhor que os chineses nao significa que sejam grande coisa.

      Curtir

      1. Kati disse:

        Hanariel! Ridiculo seu comentário. São de brasileiros como você que me envergonho…

        Curtir

      2. Nanda disse:

        Olá Hanariel, gostaria que vc formulasse melhor essa sua opinião sobre nós Brasileiros… Diga por vc e não GENERALIZE. O fato é que acredito que nesse mundo não existe pessoa melhor ou pior que ninguém, apenas seres humanos mais ou menos iluminado seja qual for o seu país ou sua religião. O dia em que pessoas como vc parar pra pensar o quanto cada ser vale muito e é indispensável para sua própria evolução, talvez o mundo tenha solução.

        Curtir

      3. Mannu Vianna disse:

        Pelo visto, vc é descendente de chineses… 😐

        Curtir

      4. Ana disse:

        o brasileiro ,tem uma alma solidaria ,todos os povos dizem isso ,pois deferente de qualquer etnia ,nós somos o povo que tem sangue desde chines ate de alemão ,o brasileiro é o melhor ser de todos ,os racionais ,pois não usam tanto a inteligencia quanto, é o povo que mais se doa ,se acontecesse algo assim aki ,rs uma criança não ficaria exposta nem pelo 1° momento , não é o pior povo do mundo ,pois todos aki ,somos a raça de todas as raça ,rs raças puras de cães são imperfeitas ,imagine a de humanos , são chamadas de aberrações !!! brasileiro rs ,temos flora ,temos ouro e petróleo e melhor que todos temos caridade com o próximo acorde se não gosta de viver aki vá passar fome e ser excluído em outros países ,aquele que só por vir de outro lugar é considerado lixo ,sim somos também o povo que não ligamos da onde vc vem ,sempre sorrimos para o de fora ….e vera quem é melhor !!! idiota !!!

        Curtir

    3. elen cristina disse:

      meu deus oque e isso que povo e esse !fiquei tonta de ver tudo isso nao da nem pra acreditar no que estou vendo como meu deus esse povo pode ser tao desumano assim!mas eles vao pagar na justiça de deus nada passa vc pode ter certeza que e por isso que aconteçe tanta desgraça no pais da china.esse povo desumano vao pagar o pais deles vai ser o primeiro a se acabar na justiça de deus!

      Curtir

    4. Fabiana disse:

      Deus tenha misericórdia de todos os seres humanos,
      Cada vez mais o amor esta se esfriando, se nós pequenos seres humanos olhamos e sentimos a revolta, pela frieza no coração do homem.
      E Deus? vendo tudo isso e ainda enviou seu único filho por nós.
      E muitos ignoram o amor de Jesus.
      tudo isso é bíblico.
      Faça algo de amor pelo seu proximo

      Curtir

  2. Julio Cesar disse:

    Vou ser Pai de uma Menina em Dezembro. As imagens são muito chocantes, independente da cultura de qualquer povo, onde esta o sentimento destas pessoas, já chorei muito, vi as imagens na rede tv, que aliás não deveria te las mostrado. Não tenho mais palavras. Espero q ela como Anjo ajude seu povo a ter um mínimo de sentimentos.

    Curtir

    1. Karin disse:

      Tenho uma filha de dois anos e quando assisti ao video, não consegui parar de pensar nas cenas. Estamos falando de uma criança, indefesa, sem iniciativa de se defender diante de tal desrespeito. Esperamos que algo seja feito, que mais seja dito, que haja mais revolta, mas indignação, assim há possibilidade de desnaturalizar estas atitudes tão perversas.

      Curtir

  3. não vi esse video e nem irei ver, pois já vi muitos outros desse povo que me chocaram, vi videos onde se mostra recem nascidos jogados nas ruas como se fossem lixo, já vi videos onde se mostra espancamentos tanto em homens como em mulheres, resumindo, os videos que mostra a descultura desse povo foram um dos piores se não os piores que já vi.

    Curtir

  4. Fernanda do Valle disse:

    Fiquei perplexa com que vi. As imagens não conseguem sair da minha cabeça. Quanta crueldade, meu DEUS. Esse povo desumano, perversos que horror. Estou completamente indguinada. Esse povo chines tinham que serem banidos da face desta terra. Cruz credo morar nun lugar como esse. Povo sujo, porcos, frios, os reis da pirataria, ladrões etc… Não tenho palavras para classifica-los. Infelizmente a falta de respeito com crianças esta no mundo inteiro. Coisas terriveis devem acontecer com muitas delas, que nem imaginamos e tenho horror só de pensar. Pobrezinha, meu DEUS. Vi as imagens na televisão no sbt,e não tenho coragem de rever. Alias gostaria de não ter visto. Só queria poder apagar isso da minha mente. Eu odeio essa raça ignorante, sem educação, uns bichos esquisitos. Que DEUS tenha piedade desta raça maldita e infeliz.

    Curtir

  5. Fernanda do Valle disse:

    Desculpe-me com que escrevi acima, mas eu fiquei e estou intalada perplexa. Foi só um desabafo. A vontade que me da e de gritaaaaaaaaaaaaaaar!!!!!!!!!
    Eu odeio pessoas que maltratam crianças. Bandos de covardes!

    Curtir

  6. Michel disse:

    Povo desumano que só pensa em lucrar, não têm amor ao próximo. Aqui no Brasil existe pobreza mas, aqui, apesar da situação difícil, as pessoas são muito solidárias, é só ver os casos em quando há enchente, desmoronamento, acidente, quantas pessoas páram para ajudar. Agora, esses motoristas, são psicopatas e sádicos, deviam ser fuzilados já que lá têm esse tipo de pena para assassinos.

    Curtir

  7. Michel disse:

    Um monte de chineses postaram na internet que ficaram revoltados com o caso, como diz o o autor do texto acima. Não vou generelizar falando que os chineses são gente ruim, coisa e tal, mas o inferno está cheio de gente com boas intenções. O mais estranho, é que ali não é uma rodovia, lugar de alta velocidade (inclusive os veículos estavam devagar), nada justifica os atropelamentos. Ali foi puro sadismo dos motoristas.

    Curtir

  8. Cibeli bruna da Luz disse:

    Eu fiquei horrorizada com isso…
    Tenho um filho d mesma idade, e fiquei muito impressionada…Confesso que não consigo tirara da cabeça a imagem…
    Um pais onde se dizem 1 mundo, pouco importa perante a Deus a inteligência perto do coração frio dessas pessoas…
    É IMPOSSÍVEL acreditar que isso realmente pode ter sido ignorado por pessoas que se dizem seres humanos…
    Lá em cima a um olho que tudo vê e tudo sente… e a justiça Dele virá..
    Simplesmente desumano…
    Impossvel de acreditar..
    Eu não tenho palavras…

    “Para o mal vencer, basta o bem não fazer nada”
    Espero de todo meu coração que essa criança esteja bem…

    Curtir

  9. jup103 disse:

    Deus do céuuuu, Renato to chocada e com muita, muita raiva da desumanidade desses chineses. A impressão que da é que não tem como o primeiro motorista não ter visto a menina!! E tem mais, embora tenham os chineses demonstrado indignação, a reação dos motoristas e dos transeuntes é a de que estão em frente a um ato corriqueiro, banal, tal é a frieza de todos os envolvidos!! Lamentavel!!

    jupradines.wordpress.com

    Curtir

  10. nilda veras disse:

    estou horrorizada com o que acabei de olhar…DESUMANOS!!!, e aquela mulher q tbm passou ao lado segurando a mão de outra criança, devia se colocar no lugar da mãe desta menina…Foi muita crueldade com esta criança indefesa, puxa ela tbm é um ser humano…Q DEUS venha confortar os corações dos pais desta menina.

    Curtir

  11. RAFAEL LOURO disse:

    MEU DEUS DO CEU !!!!!EU FIQUEI DESESPERADO IMAGINA NA HORA ?EU TERIA CHUTADO AQUELE CAMINHAO ABERTO UM BERRO E SE PUDESSE TERIA PROTEGIDO ESSE ANJINHO DE DEUS COM O MEU CORPO DO SEGUNDO CAMINHAO!! DUVIDO QUE AQUI NO BRASIL ESSE IDIOTA NAO TARIA APANHANDO ATE AGORA BANDOS DE MARGINAIS PERPETUA PARA ELES!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  12. povo desumano, deveriam morrer , todos os que igonoraram aquele anjinho indefeso, jogada lá no chão precisando de ajuda , e aqueles ordinarios nem pra socorrer, deveriam morrer 1000 vezes sem nenhuma piedade, como não tiveram daquela menininha. que Deus a tenha e que Deus mande esses chineses filho da puta , pros quinto dos inferno, onde é pouco pra tanta crueldade… Isso não se faz nem com um cachorro, muito menos com uma criança…
    Chineses desgraçados.
    filhos do capeta…queria ver se fosse com eles. se eles iriam agir dessa forma. povo sem coração, desumanos…. tenho minha filhinha de 2 aninhos e estou revoltada nunca vi tanta crueldade desse geito….
    Que Deus conforte os corações dos pais daquele anjinho inocente e ajude eles a passar por isso. e que um caminhão passe e repasse em cima dos desgraçados que atropelaram aquela meniana linda e negaram socorro pra ela. estou revoltadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Pronto desabafei.

    Curtir

  13. Deus tenha misericordia da familia dela, ela éra só uma criança precisando de ajuda, não custava nada, porque não ajudaram, estou me perguntando até agora, não consigo tirar isso da minha cabeça… não radicalizo toda a china, mas mesmo com toda regra que possa ter ai, faltar com o socorro numa hora dessas é desumano, se uma fatalidade dessas acontece aqui no Brasil, te garanto que não ia faltar pessoas envolta dela pra socorrer, agora ver uma criança agonizando e não ajudar por medo se ser preso é muita covardia, chineses covardes,medrosos , fdp, isso não é desculpa pra dar socorro a uma vida . Era só uma criançinha precisando de alguém pra tirar ela dali, custava alguma coisa? não! não custava nada.

    Curtir

  14. Adriano disse:

    se a situação é ruim no brasil na china é pior, imagine uma grande mão de obra e salários humilhantes

    Curtir

  15. jora disse:

    meu deussss!!! ki povo mais sem amor com o proximo !!1
    isso num eh genti naum são todos animais
    ” senhor tenha conpaixão desse povo “

    Curtir

  16. Luana Hass disse:

    Estou chocada,mas infelismente deixei de acreditar no ser humano(se é que se pode ser chamado de seres humanos),faz muito tempo…Nada me surpreende mais!!! Desculpa,mas que pais são esses que deixam uma criança sozinha? Eu não deixo as minhas filhas por nada nesse mundo sozinhas…Ainda mais nesse mundo NOJENTO em que vivemos.Também não vi grande “comoção’ da parte dos pais dessa criança.Deus que me perdoe,mas até parece que deixaram acontecer de propósito…

    Curtir

  17. cleberoliveira disse:

    Bando de monstros china mostra o país medíocre que é estou horrorizado lixo de pais

    Curtir

  18. Kati disse:

    E de todas pessoas que passaram apenas a catadora de lixo tomou a atitude… talvez as pessoas mais hummildes ainda tenham um pouco mais de compaixão … que Deus tenha piedade de todos os envolvidos e que os que negarama a ajuda carreguem consigo o fardo de sua culpa…
    O tempo não volta e certamente essas pessoas ficarão marcadas para sempre…

    Curtir

  19. Hoberdan disse:

    Realmente nada justifica a falta de caridade das pessoas para com a menina. Mas mesmo assim, vamos imaginar:
    “Um soldado de Hitller matou milhares de judeus com requintes de crueldade. Depois de matar muita gente, ele resolveu ir embora do país. Viveu até ficar velhinho e morreu numa cama quentinha.” Pergunto: Deus é justo? Então porque permitiu que isso aconteceu? Aí vem a resposta. Reencarnação! Sim. Se não existisse reencarnação não haveria justiça. Não quero dizer que o que aconteceu com a menina foi normal. Não. Mas lembremo-nos de uma coisa: Uma falta ao homem é um crime aos olhos de Deus e um crime do homem pode ser uma falta aos olhos de Deus. Portanto, não é porque você não mata e não rouba que você é bonzinho. Então finalizo dizendo que isso me comoveu sim, mas a cultura do povo chinês é diferente. Não podemos culpá-los por isso. Fiquem com Deus!

    Curtir

  20. cristina disse:

    vi essas imagens e ate agora nao consigo acreditar,mas ja chorei muito e fico me questionando aonde esta o amor do ser humano pelo outro , o que esta acontecendo com o homen DEUS,disse que chegaria um tempo em que o amor de muitos se esfriaria ….ja estamos nesse tempo as coisas estao acontecendo .

    Curtir

  21. Elizabet disse:

    não quis ver…me bastou ler!!!!! Repudia eu não sei…não sei dizer o que estou sentindo, oque sei é que seja como for a alguém ,algo, força superior que olha pra esse povo, mesquinho, covarde e desumano. Olho pra minha filhinha de 5 anos e penso que por ela seria capaz de matar e morrer…imagino a dor dessa mãe,e de como ela deve ter sido recebida no hospital… não sei nem o que dizer!!!!!

    Curtir

  22. adriano disse:

    não acredito que vivo nesse mundo me sinto um nada ao ver essa cena

    Curtir

  23. paulo henrique de aquino lima disse:

    gente no sei nem o que falar diante de um fato desse.,,e uma imagem ficara pra sempre nas nossas mentes, isso so que e fim dos tempos. APOCALIPSE.
    confesso que mexeu muito comigo…EU FICO IMAGINANDO QUANDO ESSE MOTORISTA VER ESSAS IMAGENS O O QUE SENTE…. na verdade a gente FICA sem saber como explicar isso que aconteceu.. EU ESPERO QUE DEUS ABENÇOE ESSA CRIANÇA E CONFORTE ESSES PAIS..DEUS ESTA VOLTANDO..
    O MELHOR QUE AGENTE FAZ E ACEITAR JESUS COMO NOSSO SALVADOR….

    Curtir

  24. celia maria v disse:

    meu deus qe crueldade , to chocada com essa image nao consigo tirar da minha mente ,,tenho 3 menina e um menino amo todos ,olha nao sei como acontece isso ainda ,pessoas passando e nao fazem nada ,,vamos entregar nas maos de deus …como se diz aki na terra plantamos o qe qeremos ,mas tb podemos colher o qe plantamos ,,podem me chamr do qe quizer mas estou chorando , meu coraçao ,esta com tanta dor qe nao consigo pensar diferente , to revoltada , tochocada

    Curtir

  25. celia disse:

    to revoltada ,to chocada ,estou chorando qe crueldade ainda no seculo xxi acontecendo isso ,meus deus ,coloqe suas maos sobre esses monstros qe pasaram e nao fizeram nada ,tenho 4 filhos e viro leoa se alguem ouse fazer algo a eles ,mesmo sendo eles adultos .
    meu coraçao esta em luto ,nao consigo tirar isso da minha mente ,
    mae sabe o valor de um filho ,pessoas más , peço a deus qe de em dobro a eles o qe fizeram a essa criança esse anjo .
    nao tenho mais palavras ,,estou com muita raiva
    chocadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa,

    Curtir

  26. Roja disse:

    Coisa parecida acontece no Brasil todos os dias… só em São Paulo, semanalmente temos conhecimento de atropelamentos com morte. Mas não há culpados e a impunidade corre solta.

    Atropelou e matou, paga fiança e responde um processo. E quando a vítima sobrevive, não tem cuidado algum da saúde pública.

    Quem é melhor? Nós ou eles?

    Curtir

    1. francis disse:

      Mas o fato não e o atropelamento em si e sim a falta de humanidade desse povo desgraçado que não presta nenhuma assistência a pequena. eu tenho uma filha de 4 anos, desde que vi isso, nao consigo tirar da cabeça.

      Curtir

  27. mathias disse:

    olha sabemos q aqui no brasil a nossa areá de saúde e precária,mais acho q coração nos temos,isso nem com animal a gente faz,meu deus e mundo é esse q as pessoas passam e vê uma garotinha agonizando e não faz nada,q ela tenha um descanso eterno,agora fico me perguntando se foce uma filha ou filho dessas pessoas q passarão ai,como eles iam sentir,meu deus se terá justiça nesse mundo faz com q essas pessoas pagão ,to arrasada de ver uma coisa dessa. 😦 😦

    Curtir

  28. tassi disse:

    Espero não precisar nunca, ir para esse lugar.

    Curtir

  29. debora disse:

    povo ruim..todos q nao ajudaram a pobre criança e q se omitiram devem pagar por isso..terremoto para esses chineses é BEM FEITOO q morram…nesse país eles nao criam gente e sim MONSTROS! Tenho certeza q se fosse no Brasil parariam para ajudar!!!

    Curtir

  30. Tenho uma menina de um ano e dez meses e eu a curto bastante.
    Quando abraço ela, eu rezo pela menininha que se foi e por todas as crianças que perderam seus pais, sendo na morte ou na vida (covardes que negaram seus filhos).

    Curtir

  31. Anderson disse:

    A eterna busca que nos move fez com que a cegueira já nos atinge a alma.
    Triste mesmo é saber que isto também ocorre no Brasil só que de forma camuflada.

    Curtir

  32. Leave China Population disse:

    China 1,5Bi de pessoas, parecem zumbis, produção em massa sem coração.
    Axo que para eles 1 ou mais n faz falta….
    Que Pena dá…

    Curtir

  33. vitor,cenaculo jardim ipe goias disse:

    POXA VIDA PESSOAL ESTAMOS FALANDO E DE UMA VIDA, SER HUMANO IMAGEM E SEMELHANÇA NOSSA, O SER MAIS PRECIOSO QUE UMA PESSOA TEM, MAIS OLHA AGORA E RIDICULO DAR CREDITO A PESSOAS QUE ACHA, QUE E ATE NORMAL. UMA COISA DESTA,
    E A VOLTA DO SENHOR JESUS.COM CERTEZA ….

    Curtir

    1. wandeberg disse:

      q porra de jesus se ele existisse isso acontecia pow se liga cara eu hein

      Curtir

  34. wanderson disse:

    esses bandos de animais nao deveriam nem estar vivos.

    Curtir

  35. Giovana Fujita disse:

    Não gosto da cultura chinesa,além do mais ainda matam crianças que nascem meninas,póis eles só querem q nasçam meninos porque eles acham q só homens que trabalham duro,com certeza eu nunca vou para a china,ao menos que DEUS mande eu ir para lá,porque se pela minha vontade eu não vou.
    Isso é o só o começo do sofrimento que está próximo.

    Curtir

  36. Luciane santos da silva disse:

    Em que eu Ressumo tudo isso, É desumano não tem mais amor no mundo, só interesse próprio. me choquei muito.

    Curtir

    1. Luciane santos da silva disse:

      gostei muito está bem explicado.

      Curtir

  37. rute disse:

    eu nao tenho nada contra os chineses mas ver uma criança de 2 anos deitada no chao com uma enorme possa se sangue a volta, pensavam o quê? que ela estava a dormir?
    vê-se mesmo que não têm espirito.
    deus perdoe os camionistas e os que a viram não fizeram nada apesar de não merecerem mas deus é assim.
    e que deus abençoenospais e senhora que tomou a atitude correta pegar na miuda e leva aos pais essa sim era onesta e tinha um bom coração

    Curtir

  38. wandeberg disse:

    cara eu tenho vergonha do ser humano pq um animal iria ajudar se fosse outro da mesma especie caralho

    Curtir

  39. Ezivaldo disse:

    Esse povo são um povo sem amor pelo próximo e tratam uma criança indefesa como se fosse um animal irracional,nós no Brasil nos importamos até com um cachorro.

    Curtir

  40. laura braonery disse:

    não acredito eles são muitos inpossiveis de ajuda uma pessoa de 2 anos de idade atropelada nunca pais ruim.

    Curtir

  41. Luciano disse:

    Senti nojo do ser humano ao ver esse vídeo, mas não acredito que os brasileiros sejam mais “sensíveis” a isso não. Quanto a socorrer creio que no Brasil uma cena dessas seria impensável, no entanto se dermos uma rápida olhada no Youtube veremos inúmeros incidentes semelhantes. Por acaso esse não é o país da impunidade? Conheço casos muito próximos a mim: um deles, um rapaz que andava de bicicleta na Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, em Praia Grande, litoral de São Paulo, como era à noite, alguém o atropelou e fugiu, os demais foram passando por cima até que raio o dia e lá estava o que sobrou dele, não era mais um ser humano. Ah, mas não foi filmado e não tomou a proporção do vídeo chinês, não é mesmo? Brasil, chega de hipocrisia! Também matamos nossos jovens, idosos e crianças. Em outro caso um bêbado – vizinho meu – que nem tinha carteira de motorista, atropelou e matou a mãe e o filho na calçada de uma estrada, nem sequer respondeu a processo. Pelo menos os condutores dos veículos que atropelaram a criança chinesa foram presos. Concluindo, os chineses são “malvados” e “cruéis”, frios e sem sentimenos, já os brasileiros são “bonzinhos”, “sentimentais” e “prestativos”. Antes de generalizarmos, devemos tomar o cuidado de olhar para o nosso próprio quintal pois ele fede, mesmo que já tenhamos acostumado com seu odor.

    Curtir

  42. Julia disse:

    Sete anos no Tibet mostra com clareza o que é a cultura chinesa.. me lembra um pouco os nazistas, uma grande autoridade política que manda em uma nação milenar em um momento de crise, ergue o país através de (desculpe o termo chulo, esta é a intenção) roubos e assaltos aos países vizinhos e se acha no direito de ser imperialista, através de um regime de violência e ódio. Invadem a sua casa e, se você discordar, então é separatista, está indo contra a paz e harmonia da casa.. estas atrocidades da política externa da China não me passam desapercebidas, para quem estiver curioso, leia tudo o que puder sobre a China através dos olhos de Sui Lee Wee (se souber falar inglês melhor, senão existe o google translate 😉 ) (correspondente para a Reuters). Clínicas de aborto estão entre os temas. Há tantas atrocidades na China (feitas tanto pelo governo quando pelo povo) que é difícil citar neste espaço. Atrocidades à mulheres, à crianças, animais, liberdade de expressão.. atrocidades não faltam na China. Se fosse algo isolado, de um vilarejo ou algo assim eu até entenderia, há pessoas horrorosas aqui também, o problema é que tal comportamento não é isolado. É algo praticado comumente na China, direitos humanos passa bem longe. Se eu fosse para a China iria querer visitar o inferno logo depois, só para poder comparar culturas tão próximas. E o pior (piores) de tudo: os produtos Chineses continuam por aí, com preços extremamente baixos em função da exploração de mão-de-obra extremamente barata, (não há tantos direitos trabalhistas como em países ocidentais e capitalistas) os Chineses continuam ocupando o Tibet e seus monastérios budistas que pregam a paz (inclusive o Dalai Lama que fugiu do Tibet em função da ocupação Chinesa ganhou o nobel da paz – retratado no filme sete anos no Tibet), continuam comendo e torturando tudo que seja vivo (e de preferência frágil e inocente), continuam assassinando as mães (mães Chinesas muitas vezes são assassinadas por resistirem ao aborto), continuam com sua tortura para se obter um resultado ideal, seja na economia, seja na política interna ou externa, seja no âmbito familiar e educacional, seja onde for! Os Chineses não têm limites, pelo menos em minha casa eles não são bem-vindos! E mais: que sabotem todo e qualquer comércio chinês. Não direi que todo chinês é maligno ou algo tão infantil quanto.. mas não quero que daqui à alguns anos eles estejam ditando as regras de como serão as coisas aqui! E podem ter certeza, dada a oportunidade, o farão!

    Curtir

  43. Gabriel disse:

    são culturas bem diferentes,assim como no oriente medio que se mata por pouco e se morre por muito menos,não vou criticar o Brasil tb, mas o brasil ta longe de ser um lugar com pessoas boas, somo solidarios, mas os bandidos fazem miseria com seus inimigos aqui, politicos também, e de fez enquanto vemos familias inteiras sendo mortas, a indiferença dos chineses é assustadora, mesmo eu que não trabalho e não tenho nada a oferecer a menina , ajudaria, mas como eu disse é cultural deles, um povo que passou por muitas atrocidades e acha isso normal no dia-a-dia, assim como no japão onde uma pessoa se suicida a cada 20 minutos.

    Curtir

  44. Ana Paula Ramos disse:

    Esses desumanos deixaram a pobre coitada agonizando no meio da rua como se não se importassem! A verdade é que ela morreu e o povo continua sendo o mesmo de sempre! Desejando a morte dos outros!

    Curtir

  45. FabrYuki disse:

    com certeza o brasileiro é o melhor povo do mundo, mas antes de falarem idiotices dos chineses, que podem até não ser solidários como nós, mas britânicos e franceses espalharam morte e destruição nos cinco continentes mais do que qualquer outros, inclusive em países como a china, aos que falaram mal do povo chinês, desculpem mas vão …….e aos que falam mal dos brasileiros também, entendam como quiserem, e quanto a menina que é o mais importante talves tenha sofrido preconceito de gênero, e também na China as leis são muito severas, com uma população que provavelmente pense que pode ser morta por qualquer suspiro, não que isso justifique a falta de solidariedade.

    Curtir

Deixe um comentário