Sobre

Oi galera!

Tudo bem?

Meu nome é Renato Siqueira e pode-se dizer que trabalho com cultura pop (videogame, cinema, desenhos animados, quadrinhos, mangá e Anime) por mais de 17 anos.

Sou jornalista, repórter, tradutor, marketeiro, fotógrafo de fim de semana e bacharel de Língua, cultura e literatura  japonesa pela USP. Já trabalhei em diversas revistas de games, mangás, animação japonesa e cultura pop em geral (Gamers, Nintendo World, EGM, EGW, Herói, Herói Mangá, Heróis da TV, Smack! – especial JPop, Animation Invaders e Mundo Estranho). Já entrevistei um monte de gente legal do mundo pop como: Yoshiyuki Tomino – criador do Gundam, Rick Ungar – ex-presidente da Marvel Productions e criador de Biker Mice from Mars, a dupla de cantoras japonesas Ami e Yumi do grupo Puffy Amiyumi, Peter Laird, o criador das Tartarugas Ninja, Charles Martinet o dono da voz do Mario dos games Super Mario Bros, Eiji Aonuma – produtor da série The Legend of Zelda, Suda51 – produtor de No More Heroes 2, Shingo “Seabass” Takatsuka – produtor de Pro Evolution Soccer, Yoshio Sakamoto – criador da série Metroid, Fred Bullock – VP de Marketing da HP, Stig Asmussen – produtor de God of War 3 entre muitos outros.

Com a voz mais famosa dos games, Charles Martinet!
Com a voz mais famosa dos games, Charles Martinet!
Com o criador de Mario, Sr. Shigeru Miyamoto
Com o criador de Mario, Sr. Shigeru Miyamoto

Durante o ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil escrevi o blog Cultura Pop do site Japão 100 da Editora Abril que posteriormente foi doado para o museu da imigração japonesa. (http://www.japao100.com.br/blog_culturapop/)

Trabalhando com mangás, ajudei na adaptação de títulos como Dragon Ball (Akira Toriyama) e Vagabond (Inoue Takehiko). Já viajei quatro vezes ao Japão e fui durante mais de 10 anos o produtor executivo do Sana Show, atração famosa do evento cultural Sana que acontece todos os anos na cidade de Fortaleza no Ceará reunindo um público de mais de 60 mil pessoas. Como especialista na área de cultura pop japonesa também presto assessoria como consultor na aquisição de novos produtos, programas de tv, filmes e produções para empresas e afins.

E fora isso topo o que der e vier como criador de conteúdo. Escrevi uma matéria de viagem para a revista Viaje sobre o Japão: Tóquio e Kyoto, alguns guias sobre anime para os especiais da Revista Mundo Estranho (ed. Abril) fui editor-chefe da revista Nintendo World e viajei durante um mês pelos Estados Unidos para visitar as maiores empresas de tecnologia do planeta no Vale do Silício, Los Angeles e Las Vegas durante o Adrenaline On The Road .

Com o produtor de Pro Evolution Soccer, Shingo 'Seabass' Takatsuka
Com o produtor de Pro Evolution Soccer, Shingo ‘Seabass’ Takatsuka

Play-Asia.com - Buy Video Games for Consoles and PC - From Japan, Korea and other Regions

 

Histórico:

Formado em Letras – Japonês e Português na USP com cursos de especialização em Comunicação pela ECA sou jornalista por profissão e comecei a trabalhar com games em 1999 na revista semanal Gamers da rede de locadoras Progames.

Em 2000 fui para a Conrad Editora onde trabalhei para a Nintendo World, Herói (revista e site), Pokémon Club, EGM, Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco.

De 2006 em diante passei a trabalhar como freelancer elaborando matérias para diversas revistas com temáticas do universo geek.

Em 2007 entrei para o time de produção do evento SANA que acontece em Fortaleza onde fiquei até 2017.

Em 2008 chegou a vez de me dedicar a internet editando a home do Virgula, portal do grupo Jovem Pan, onde fiquei até 2009 quando fui para a Tambor (de um dos mesmos donos da Conrad) desta vez para editar a Nintendo World.

Em 2011 me tornei gerente de conteúdo dos sites da PlayTV até 2015.

Atualmente tenho minha própria empresa onde continuo a produzir conteúdo para impresso e vídeo. Fora isso ainda presto assessoria para a produção de eventos fazendo marketing de conteúdo e reposicionamento de marca para empresas e influenciadores.

Tem um trampo aí pra mim? Entre em contato por email através do contato@penpas.com.br

Tenho curriculo no linkedin, só clicar: https://www.linkedin.com/in/penpas/

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Jon dos Passos disse:

    Tenho essa página no comentários há mais de 15 anos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s