TGS 2009: Profissionais discutem o Projeto Natal

Profissionais dos games discutem o projeto Natal
Hideo Kojima (Metal Gear Solid), Toshihiro Nagoshi (Yakuza) e Keiji Inafune (Megaman) falam sobre o Projeto Natal

Esse provavelmente foi o ponto alto do segundo dia de Tokyo Game Show 2009. Hoje 3 dos maiores profissionais do mundo dos games fizeram um bate-papo no estande da Microsoft sobre o Projeto Natal, que promete mudar tudo o que já foi feito antes em relação a interação entre console, game e jogador.  Os presentes eram Hideo Kojima (Metal Gear Solid), Toshihiro Nagoshi (Yakuza) e Keiji Inafune (Megaman).

Quem viu de fora essa apresentação achou que foi uma resposta da Microsoft a apresentação do Motion Wand Controller da Sony ontem. Abaixo você confere os destaques:

O apresentador, Takashi Sensui, executivo da Microsoft, fez várias perguntas aos três em relação ao potencial de controles de movimento no mundo dos games. A eles não foi feita nenhuma pergunta específica relacionada a essa ou aquela marca e tal. Os convidados ficaram livres para responder como quisessem, e bem, foi exatamente isso que eles fizeram.

Aos 3 foi perguntado sobre as reações ao ver o Natal em movimento pela primeira vez.

Inafune revelou que logo que soube pensou: “Eu quero testar logo” e disse que pensava de quais novas maneiras ele poderia usar esta nova tecnologia em suas criações.

Já o Kojima revelou estar chocado. Ele disse que o nível de espanto dele foi o mesmo da época em que os games mudaram do 2D para os gráficos 3D. Ele completou dizendo que sabia que a tecnologia havia sido testada em universidades e na indústria, mas nunca imaginou que pudesse chegar tão longe. Para Nagoshi ter a chance de usar uma nova tecnologia é sempre algo sensacional porque pode aumentar ainda mais o conhecimento a cerca do que há disponível para os gamers.  “É interessante alguém pegou um monte de peças e placas e as recriou de uma maneira completamente nova. Acho que as chances desta tecnologia evoluírem neste universo são muito grandes” disse Nagoshi.

Depois eles foram perguntados sobre o que acharam do aparelho em si. Kojima e Inafune disseram que, mesmo com essa nova tecnologia, era melhor não se livrar inteiramente do controle comum. “Tudo bem se usar o controle para jogar e tudo bem se não usar. Agora haverá a nossa chance de escolha” disse Kojima.

“O Natal é como se fosse um botão no ar. Pensando desta maneira, as possibilidades são infinitas” disse Nagoshi.

projetonatal
Projeto Natal

“Quando eu o vi pela primeira vez (Natal)” disse Kojima, pensei “Eu quero fazer os meus jogos dessa maneira daqui pra frente, mas além disso eu não acho que vá ficar só nos games, talvez o nosso estilo de vida mude completamente. Eu acho que os games serão os primeiros a usar esta tecnologia, mas o Natal tem o tipo de poder para mudar nossas vidas no futuro”.

Perguntado sobre como o Natal contribuirá com a expansão dos games, Inafune disse que os jogos devem evoluir  gradualmente, mas os controles evoluem de forma muito mais vagarosa do que os gráficos. “Por exemplo, vamos dizer que uma mulher maravilhosa apareça. Você só pode controlá-la e falar com ela por seus dedos e só possa interagir desta maneira”. (Neste momento Kojima fez um gesto engraçado com as mãos que você confere no vídeo abaixo)

Inafune acredita que com o Natal, as pessoas poderão colocar os seus sentimentos dentro dos games. Quando você está empolgado com algo, normalmente é dito para você apertar o botão “estou empolgado”, pois bem com o Natal não existe esse botão.

Sobre a tecnologia poder se adaptar aos utilizadores, Nagoshi revelou “Eu acho que, culturamente falando já existe uma ligação entre os gamers e essa tecnologia. Os jogadores costumam imitar as poses chaves de seus personagens preferidos. E isso acaba fazendo parte do universo do jogador. Eu fazia as poses do Kamen Rider! Acredito que o Natal tem motivos para levar esses gestos muito além do que pensamos.

Kojima parecia mesmo interessado no Natal, ele disse “Com o Natal, o entretenimento interativo vai evoluir para um outro nível. Eu acredito que todos aqueles que não jogam games, agora jogarão. Porque você pode jogar se você tiver o seu corpo e esse sistema. Eu acredito que vai se tornar algo comum, mas eu acredito que exista a chance para uma expressão mais avançada no futuro se os jogadores centrais usarem o natal”.

fontes: Andria Sang, Famitsu e IGN

3 opiniões sobre “TGS 2009: Profissionais discutem o Projeto Natal”

    1. Sim o Hideo Kojima é o cara de óculos! Realmente no mundo dos games ele é um dos caras mais inteligentes, é só ver a história do Metal Gear Solid, que é muito boa e criativa, apesar de ser muito difícil de entender ahhaha.

      Interessante a matéria, eu até concordo que os controles demoram bem mais para evoluir do que os gráficos, mas na minha opinião não tem muito o que mudar nos controles.

      O controle do Xbox 360 por exemplo é super ergonômico, botões bem posicionados, tem vibra e ainda é sem fio, ele é perfeito pra mim.

      O Wii que mudou bastante o jeito de jogar com o controle, mas eu ainda prefiro o jeito tradicional de se jogar videogame ^^.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s