Call of Duty Black Ops no Japão, a terra do Crossmedia

Eu gosto muito da maneira como a Square Enix lança os produtos da Activision/ Treyarch no Japão. Além de localizar o game, ou seja traduzir e adaptar todos os diálogos para a língua japonesa ainda dão uma boa aula de Crossmedia. Se bem que é assim que as coisas funcionam por lá. Se não adaptar, criar subprodutos, colocar umas modelos, cantoras, famosos e gostosas na parada o lançamento não decola.

Mas antes de mais nada comprei e zerei o game no feriado… e achei simplesmente INCRÍVEL! Eu sou sempre suspeito para falar de Call of Duty porque curto bastante a série e fico amarradão nas histórias. E essa é de longe uma das melhores por combinar muito bem fatos reais com ficção. Você controla Alex Mason, um soldado que participou de uma operação secreta no mesmo período da Guerra do Vietnã, as complicações com Cuba e a Guerra Fria rolavam soltas.Ou seja, temos fatos históricos de montão combinados com o roteiro criado para Mason. Quando o soldado está sendo torturado e interrogado somos levados a algum momento importante da história e o jogador entra na ação para descobrir o que aconteceu. E a partir deste momento tem tiro pra todo lado, você pilota carros, helicópteros e até salta de uma montanha. Acho que um detalhe muito legal é o momento em que toca Sympathy for the Devil do Rolling Stones em uma das fases do Vietnã.

Os modos Multiplayer são excelentes e o modo Zombie, onde você tem que controlar uma invasão de mortos-vivos com suas armas é hilária e traz um clima completamente diferente da aventura principal.

As gostosas do Black Ops no Japão

Terminada a introdução sobre o que é o jogo, posso falar do Crossmedia da Square Enix. Eles promoveram um evento de lançamento do game no dia 16 de novembro. Logo na entrada você dava de cara com algumas garotas que provavelmente são Gravure Idols, pseudo-cantoras ou modelos de todos os tipos. Já começamos associando mulheres ao game.

Depois de uma longa apresentação sobre o jogo, explicando modos e táticas rolou um confronto com alguns famosos que querem ficar mais famosos as custas de Black Ops. Havia um cantor de reggae, uma cantora e uma atriz que subiram ao palco para convidar os jogadores a assistirem uma disputa de MTV Call of Duty Survival, onde ídolos de lá se juntam para uma partidinha Multiplayer do game ao vivo em um programa da MTV. O que eu achei interessante é que neste evento o espectador é quem ganha o prêmio se adivinhar qual dos cantores vencerá a disputa.

Mas o que mais me chamou atenção foi a propaganda japonesa do game:

Enquanto rola a música pop de uma cantora japonesa muito famosa por lá chamada Namie Amuro, uma voz vai explicando coisas como se fosse o personagem do game do tipo: “a primeira coisa que soube foi que estaria sozinho nisso” ou “Em uma guerra que corre ao lado da história”. E os japoneses ficam amarradões nisso.

É uma pena que no Brasil o Crossmedia não funcione muito bem. Se as indústrias se juntassem para lançar os produtos, eles certamente venderiam muito mais e teriam uma penetração muito maior no mercado. Só que todos os exemplos que conheço tornaram-se fracassos. É o boneco que deveria sair com DVD e não saiu. É o álbum de figurinhas que deveria ser lançado algumas semanas após o lançamento do desenho na tv, mas não aconteceu. Tudo aqui é tão desorganizado que seria necessário muito esforço para fazer algo que no final seria positivo a todos.

Enfim… é lógico que se o Restart cantasse a música do comercial de Black Ops eu cortaria meus pulsos, mas isso é só a minha opinião.

Se quiser comprar, no play-asia é só clicar aqui!
Essa edição com o carro de controle remoto é demais!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s