Japão fala sobre o WCS 2009

Pois é semana passada foi a final do WCS 2009 e quem ganhou foram os japoneses escolhidos em uma eliminatória dentro da própria final do campeonato mundial de cosplay. Todo mundo anda comentando que achou o fato estranho. Mas afinal, o Japão NUNCA tinha ganhado o WCS antes e é o país que criou a competição. Enfim, andam dizendo por aí que tem um “dedo” de politicagem nesse julgamento e que outros cosplayers de outros países tinham melhores chances de vencer. Eu não posso comentar muito porque não conferi as performances dos outros competidores, mas se isso fosse mesmo uma conspiração para fazer do Japão campeão, eu tenho que dizer:“Que conspiraçãozinha mais mal feita”!
Bom, por outro lado a suposta vitória do Japão abre portas para outras oportunidades e tal. Nesse vídeo aí em cima o programa de tv está falando sobre a visita dos cosplayers ao Ministério das Relações Exteriores do Japão. Onde o chefe do departamento diplomático pediu aos cosplayers estrangeiros que levassem a cultura japonesa para fora do país. A frase estampada na matéria diz assim: “Eu quero que vocês digam a todos que quando vocês falam em Cosplay e Anime isso é cultura japonesa e o Japão é a terra natal dessa cultura”. Bom, nem precisamos dizer mais nada.

Quando eu estava no Japão tive o prazer de encontrar com o cara que literamente fez as regras do WCS e ele me disse entre outras coisas que os cosplayers japoneses haviam perdido o “espírito”. A vontade de fazer a própria roupa e de encarnar um personagem no Japão atual havia morrido para dar espaço a um negócio milionário. Ninguém mais precisa fazer as próprias roupas. É só comprar tudo pronto. Perucas, acessórios e roupas estão todas disponíveis para quem quiser se vestir. Não tem mais aquele esforço para vencer no meio de um grupo que se diz quase homogêneo. É triste, mas ele me falou que quando viajava a outros países sentia que os cosplayers tinham essa energia. Enfim, de repente essa vitória pode aumentar o ânimo deles. Eu lembro que no meio da conversa e da bebedeira eu disse a ele:”Nós já ganhamos duas vezes! Se vocês não se prepararem muito bem, logo vai ser como a Copa do Mundo. É o Penta do Brasil”! E ele caiu na gargalhada. Não consigo entender o humor desses japoneses!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s