Miku Natsume vai pro olho da rua!

A polêmica Miku Natsume
A polêmica Miku Natsume

Yo, minna san. Konnichiwa!

Desculpe pela ausência, mas ultimamente eu ando empenhado em conseguir patrocínio para o evento que ajudo a promover todos os anos na cidade de Fortaleza no Ceará, o SANA. Pois é conseguimos algo inédito para um evento como esse que foi entrar na Lei Rouanet, a chamada lei de incentivo a cultura. Essa lei faz com que empresas possam doar até 4% de seu Imposto de Renda para a cultura. O valor é descontado do IR e é como se elas não estivessem gastando absolutamente nada obviamente.
Como é a primeira vez que um evento como esse ganha o respeito do governo como incentivador cultural é complicado conseguir que as empresas que efetivamente trabalham com esse tipo de coisa entenda o objetivo do evento. Acho que pior do que isso é a ignorância de achar que a lei Rouanet só serve para angariar fundos para filmes nacionais, restauração de obras históricas, eventos de caridade e etc… O SANA investe em música, dança, concursos e atrações que atraem a atenção do jovem da nossa geração, aquele cara como eu e você que entra na internet e lê tudo o que vê pela frente. É a chance de fazer algo legal e atrair a atenção de todos.

Enfim, mas não é disso que eu vim falar hoje. Uma notícia que me chocou a semana passada foi a demissão da apresentadora japonesa Miku Natsume. A jovem que teve uma foto particular (essa aí em cima!) misteriosamente estampada em uma revista, o que lhe custou o emprego. Na foto que virou polêmica, ela segura uma caixa de camisinhas (da marca Sagami).
Essa imagem rendeu a garota muitas reclamações de quem que assistia a seus programas (donas de casa em sua maioria) o que a fez perder o emprego na emissora. Dizem os boateiros que numa conversa interna, ela chegou a chorar para os responsáveis do canal pedindo uma segunda chance que lhe foi negada. Sendo demitida do canal, dizem que ela já está condenada porque a polêmica deve impedi-la de trabalhar nas mesmas condições novamente.
Pessoas daquele país que acharam essa história toda um absurdo se uniram para formar um comitê chamado “Salvem Miku Natsume”.

Olha sinceramente o que eu posso dizer? Absurdo total. Sem falar que tem uma cara de teoria da conspiração. Publicaram uma foto dela sem mais nem menos numa revista gerando crítica da massa e fazendo a garota perder o emprego, sem chance de recuperação.

Aí eu penso. E aquele cara do Smap, o tal do Tsuyoshi Kusanagi, que fazia cara de bonzinho na tv, mas que um belo dia bêbado como um gambá resolveu tirar a roupa e dançar e gritar peladão numa praça de madrugada. A vizinhança chamou a polícia, o cara foi preso, se desculpou e pronto tá aí na mídia japonesa novamente. Vai entender?

Você reparou na foto? Tem algo demais? Uma mulher segurando uma caixa de camisinhas não é uma foto pornográfica! Na pior das hipóteses, a tal apresentadora mostrou ao mundo que se preocupa na hora de transar. Aliás, ela chegou a dizer aos chefes que ela se preparava para fazer uma campanha sobre o uso de camisinha, mas a desculpa não colou.

Sabe o que isso parece para mim? Que queriam demiti-la por justa causa, mas como não tinham nada pra mandar a mina embora resolveram fazer algo a respeito. O que você acha? Seria o Japão uma cultura machista? É mais um daqueles choques culturais…

Nos textos que eu li por aí, eles dizem que ao segurar a caixa de camisinhas, a jovem apresentadora dava a idéia de que tinha feito sexo e de que, infelizmente, havia gostado. O fato de uma mulher ter a liberdade de fazer exatamente aquilo que um homem faz, gera uma reação negativa da sociedade japonesa. Essa é só uma teoria das muitas que eu vi esta semana. Obviamente, essa foi a que mais me chamou a atenção, por causa do post sobre a pílula que está logo abaixo.

Pra evitar que se exponha a uma coisa desse tipo, a Rede Globo anda proibindo seus funcionários de terem blogs, twitter, sites de fotos, orkut e outras coisas pela internet. Saca só!

Aliás uma coisa interessante no Japão é constatar que todos os atores, atrizes, bandas, apresentadores e gente da mídia em geral possui blogs na internet. Descobriu-se que essa era uma forma de aproximar virtualmente o fã de seus artista preferido. O que não deixa de ser uma verdade.

Play-Asia.com - Buy Video Games for Consoles and PC - From Japan, Korea and other Regions

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s