TBS – Japan: Jovem preso por distribuir games na web

Bom, essa notícia é para estrear aqui no Penpas, os novos canais japoneses de notícias no Youtube. Foi divulgado ontem pelo site Japan Today que os canais japoneses, TBS (Tokyo Broadcast System) e a TVAsahi haviam fechado um acordo com o Google para a divulgação oficial de seus conteúdos no canal de compartilhamento de vídeos Youtube.  Esse acordo feito pelos canais japoneses é o primeiro na história da mídia daquele país. Há tempos que os canais de tv japoneses procuram formas de diversificar os meios de distribuição de sua programação como forma de ter uma maior retorno comercial. Enfim, os dois canais já estrearam, confira o da TBS e o da TV Asahi.

A notícia que me chamou a atenção é esta aí embaixo:

Dois homens foram presos na província de Kanagawa por distribuir através de um programa de compartilhamento de arquivos na internet o popular game Dragon Quest IX para o Nintendo DS.

Um deles é o balconista de videolocadora, Shunsuke Okutani (23) que foi preso por suspeita de violar a lei de direitos autorais.

Segundo a polícia, desde 14 de julho, durante 2 meses, Okutani teria distribuído o arquivo do game para o Nintendo DS.

O suspeito é acusado de ter arquivos de 227 jogos de Nintendo DS e um programa chamado SHARE para a distribuição na rede mundial de computadores. Nessa lista de jogos estava incluído o Dragon Quest IX que havia sido lançado apenas 3 dias antes dele iniciar sua distribuição ilegal na rede. Em sua defesa, o acusado disse: “Eu só pensei que poderia dividir com as outras pessoas”. 😛

A polícia está cada vez mais dando as caras na internet. Antigamente, a parte virtual era uma Terra de Ninguém, onde todo mundo fazia o que bem queria. Quanto mais a polícia percebe que a internet é o meio virtual para a prática de crimes reais, mais ela procura evitá-los por aqui. E acho que eles descobriram o fantástico uso do IP pra descobrir endereços de criminosos como pedófilos e “pirateiros”. E no Japão eles simplesmente não toleram pessoas que distribuem arquivos de coisas com material autoral reservado. Não que isso seja permitido no Brasil, mas aparentemente parece que a polícia daqui tem mais o que fazer, pelo menos por enquanto.

ACCS é o site anti-pirataria do Japão. Sempre atualiza as notícias de quem foi preso e tal. Lá tem umas explicações sobre o uso do tal programa SHARE (http://www2.accsjp.or.jp/).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s