Tokyo Game Show 2010 – vídeo diário!

IMG_7506

No ano passado, eu fiz questão de cobrir a Tokyo Game Show 2009 pelo blog atento as notícias dos sites japoneses e tal. Este ano com uma ajudinha da Hudson Soft, eu fui a TGS 2010 e de quebra ainda conheci a sede da empresa em Sapporo. A matéria que deve ser publicada na edição #139 da Nintendo World vai falar um pouquinho da história dessa empresa que foi a primeira Third Party da Nintendo desde a época do Famicom. Essa matéria marca a minha última participação na revista como editor-chefe.

Não posso dizer que adorei a decisão, mas a Tambor resolveu me colocar em outro projeto que precisará muito mais de mim do que a Nintendo World, pelo que entendi. Vamos ver.

A viagem para o Japão desta vez foi louca, cansativa e cheia de experiências totamente novas para mim. De repente parei de andar com os estudantes da faculdade e fui viver a vida de Salary Man e descobri que é um universo completamente diferente do que conhecia. Dessa vez tive um tempinho para rever meus amigos, conversar com pessoas queridas e consertar um sentimento pesado que ainda tinha o peito. Precisava mesmo disso.

Uma amiga católica me disse: “Deus colocou você em um caminho diferente, mas sabe que o seu objetivo é o mesmo”.

Eu pensei muito nisso…

Há 2 anos atrás eu queria morar no Japão de qualquer maneira, de qualquer jeito. Faria de tudo para ficar ao lado de uma pessoa que considerava importante para mim. O tempo passou e sofri durante quase um ano para me dar conta de que o que me faltava era um objetivo. Sonhar sem ter objetivo é igual a não fazer nada. Se você tem objetivo, o mundo conspira a seu favor.

E foi isso que eu vi nestas duas viagens que foram extremamente cansativas, mas me renderam boas ideias.

Enfim, eu gravei algumas partes da minha viagem, mas não com o intuito de fazer uma super cobertura, mas de mostrar um pouco de como é viajar ao Japão assim de sopetão. São vídeos pequenos, mas espero que curtam.

4 opiniões sobre “Tokyo Game Show 2010 – vídeo diário!”

  1. Como brasileiro e cobrindo a TGS, você certamente deve ter passado pelo stand Brasil IT, que levou 10 desenvolvedores nacionais para mostrar seus produtos para os japoneses, Alêm da TGS, estivemos em visitas a SEGA, Konami, Square Enix e Sony. Boas perspectivas para o ano…

    Curtir

    1. Oi, Helio.

      Eu estava olhando o seu blog e é geniall! Você faz exatamente aquilo que tenho vontade de fazer desde que saí da faculdade que é fazer a ponte entre Brasil e Japão. Eu sou apaixonado pelos videogames e pelo Japão desde criança e saber que cada vez mais estes mundos se cruzam é incrível. Acho que temos muito o que conversar…
      Gostaria de saber mais sobre o Brasil IT. Eu vi o nome na lista dos estandes, mas a minha passagem na TGS deste ano foi muito rápida por conta desta minha visita a sede da Hudson em Sapporo.
      Graças a esse trabalho consegui muitos contatos na indústria de games e o que parecia impossível foi aos poucos tornando-se mais próximo.
      Não tem uma vaguinha aí para um assistente ou ajudante em suas viagens pelo Japão?..rs..

      Curtir

  2. Renato,
    Ontem visitei a CEATEC, em Makuhari também, onde foi a Tokyo Game Show. Este ano o tema da CEATEC é “Digital Harmony – Technology for comfortable and Eco living” e os stands enormes tinham muita TV e 3D, além de carros elétricos e painéis solares. Na área de “mobile”. a AU (operadora ligada a KDDI) lançou a linha de aparelhos rodando Android, já com uma série de soluções e aplicativos que fizeram as filas no stand dobrar o quarteirão. . Pelo nosso lado brasileiro, eu estou por aqui pra coordenar a nossa participação com um stand Brasil IT no Gartner ITxpo 2010, de 25 a 27 de outubro. E estamos sempre precisando de ajudantes…
    O mercado japonês está interessado na TI brasileira e só nesta semana, em 3 reuniões, tive procura pra soluções de software para Agronegócios e Aeroespacial. Estamos ganhando o mundo, aos poucos…
    Abraço,
    Helio

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s