Strap: Enfeite para celular que é mania no Japão!

Strap para celular é mania no Japão
Strap para celular é mania no Japão

Uma das coisas que me chamaram mais atenção quando fiz a minha primeira viagem ao Japão foi como os telefones celulares haviam se tornado necessários por lá. Quase ninguém que eu conhecia tinha telefone fixo e o pior de tudo, se eu não tinha celular não conseguia encontrá-los. Do celular eles acessavam a internet, tiravam fotos, jogavam videogame, liam mangá, postavam novidades em seus blogs, marcavam encontros, compravam comida, assistiam televisão, ouviam música, mandavam mensagens, etc… Tudo isso além de falar com as pessoas. E no final das contas, eu tive que investir uns R$300 para poder comprar um, bem simples para não ficar sozinho enquanto estava por lá.

É claro que pra nós essa “febre do celular” já se tornou uma realidade também. O celular para os brasileiros ficou importantíssimo e imprescindível. Mas uma coisa interessante que eu notei no Japão foi que os aparelhos celulares além de fazer parte da vida das pessoas também tem que combinar muito com o estilo das mesmas.

Por lá existem celulares de todos os tamanhos, modelos e cores. E como todos eles possuem as mesmas funções, a marca ou a empresa que produziu determinado modelo não é mais importante do que o estilo ou a cor do aparelho. Havia uma empresa na época da viagem que estava lançando o celular Pantone.

O Pantone para quem nunca ouviu falar é o nome de uma empresa que criou um incrível sistema de cores usado em toda a indústria gráfica mundial. Dessa definição já dá pra entender o que eu estou falando. Um aparelho de celular com absolutamente todas as cores que você possa imaginar. Era só ver o que combinava melhor com você e comprar.

Celular Pantone da Softbank
Celular Pantone da Softbank

Bom, e como o celular virou item fashion nada mais justo do que outras empresas tentarem tirar uma casquinha. Foi aí que nasceu o Strap, uma espécie de “corda” usada inicialmente para segurar o aparelho dentro das calças, mas que acabou se tornando um enfeite para decorar. No Japão os chamados Keitai Strap (携帯ストラップ) são mega-sucessos de vendas e usados pela maioria dos jovens japoneses. A febre é tanta que existem pequenas máquinas e lojas que vendem só isso. São milhares de modelos diferentes! Há enfeites sérios, caros, pequenos, grandes, de pelúcia, que emitem som, luzes, etc. Enfim, estando no Japão é muito difícil você não acabar esbarrando e comprando uma coisa dessas.

“Seeing a widow of opportunity, designer houses such as Hermes International, Gucci and Louis Vuitton have added mobile phone straps to their collections with prices as high as $300. A Chanel strap costs about $250, according to one online shopping site.” (fonte)


Você pode usar 1, 2,3 ou 15!
Você pode usar 1, 2,3 ou 15!

E não existe uma regra ou etiqueta para usar um Keitai Strap, você pode pendurar um, dois, três ou 15! Você pode usar de qualquer jeito que vier a cabeça desde que combine com seu estilo de vida.

“Unlike many other gadgets and the personal computer, the ‘keitai’ (mobile phone) is much more closely tied to a particular individual,” said Mizuko Ito, a cultural anthropologist studying mobile phone use at Japan’s Keio University.” (fonte)

“The keitai is not a group address like the home or office phone,” Ito says, adding this was just one more way in which young Japanese can establish a personal identity within a well-defined group.” (fonte)

O Keitai Strap é um acessório que começou famoso no Japão, invadiu os Estados Unidos, o Reino Unido e timidamente chegou ao Brasil através do contrabando de artigos japoneses e chineses. Acabou se tornando brinde de algumas empresas, mas ninguém ainda investiu fortemente na produção deste tipo de coisa por aqui. Eu acredito que talvez seja pela cultura diferente que faz as pessoas acreditarem que isso não ia “pegar” por aqui.

Bom, pra escrever este texto a inspiração foi o Strap do controle de Street Fighter IV que acabou de sair no Japão. Muito legal. O enfeite está sendo vendido pelo site StrapYa World que tem uma loja virtual e é especialista em exportar este tipo de material.

Olha só o vídeo que eu achei no Youtube que é uma reportagem sobre os Keitai Strap!

Interessante é que eles falam que os que são mais vendidos no Japão são os de personagens famosos da TV como Mickey e Minnie. Além disso, existe um outro Strap famoso chamado PokuPon (Pok Pon) que fazia muito sucesso quando eu estava no Japão (e aparece aí no vídeo!). É uma bola de pano, uma espécie bizarra de boneco vudu criado na Tailândia e vendido inicialmente como amuleto da sorte. Falando em PokuPon, as garotas japonesas adoram enfeites que elas dizem ser kimo kawaii (きもかわいい). É uma palavra nova que une duas palavras antônimas, o Kimoi (“nojento” ou “bizarro”) e o Kawaii (“bonitinho”, “fofinho”). É exatamente isso que você entendeu! Um boneco vudu pendurado no seu celular é bizarro, mas ao mesmo tempo é uma gracinha.

Só pra citar um exemplo, no mundo dos mangás, a famosa autora Junko Mizuno é considerada uma artista do Kimo Kawaii por misturar assuntos considerados bizarros e bonitinhos. Teve um mangá dela lançado no Brasil chamado Cinderalla.

Ah, se você tiver vontade de saber quais imagens ou personagens são considerados Kimo Kawaii, eu sugiro que você copie a palavra em japonês きもかわいい e cole na pesquisa de imagens do Google. Acho que dá pra ter uma idéia cultural melhor sobre isso.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Petra disse:

    Hehe, eu adoro strap e o meu celular tá ficando bem “povoado”, já. O duro é que aqui não é tão comum, depois do 3º pendurado o pessoal fora do mundo dos animes começa a olhar estranho ^^”

    Eu invejei mesmo foi o celular Pantone ;__; Eu queria que tivesse mais variedade de cores nos celulares daqui. Mas é aquela coisa, as funcionalidades não são iguais para todos… então se você quer um celular com resolução de câmera x tem que pegar uma cor que naõ te agrada, enquanto outro com uma cor bacaninha de repente não tem tanta função legal.

    Pode ser uma impressão “gaijin”, mas eu curto esse ponto do Japão ter sempre uma preocupação estética com objetos e estilos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s