O vinho: a nova estrela dos mangás japoneses

Le vin : nouvelle star des mangas japonnais !

par Kevin Chaulet

Quelle surprise pour ces viticulteurs français qui se sont aperçus qu’ils étaient célèbres au Japon grâce à un manga (une bande dessinée). Celui-ci a été créé par Shu Okimoto, une dessinatrice japonaise de BD et s’intitule « Les Gouttes de Dieu ».

D’après le site www.lexpansion.com, l’idée lui est venue lors d’une dégustation en France au Château-Poupille de Philippe Carille. Cette BD, dédiée au vin, a rencontré un franc succès au Japon où elle s’est écoulée à plus de 3.5 millions d’exemplaires. Grâce à elle, beaucoup de vins français, dont il est fait référence dans le manga, ont bénéficié d’une notoriété accrue au Japon et donc d’une importante augmentation de leurs ventes. Comme l’explique Philippe Carille, depuis la parution de la BD il y a 3 ans, le succès est toujours présent : “Nous n’avons qu’un vin mentionné dans le tome ix de la série : un château-poupille 1999, désormais introuvable. Mais les amateurs du manga s’intéressent à tous les millésimes. Résultat : mon volume d’activité a augmenté de 30 %”. Il faut tout de même noter que ce surplus d’activité n’est pas le même pour tous les vins cités dans la bande dessinée, les vins « haut de gamme » ou déjà connus au Japon n’ont pas observé d’importants changements depuis la parution de l’œuvre de Shu Okimoto. Cependant, même si la croissance des ventes n’est pas au rendez-vous pour tous, « Les Gouttes de Dieu » a donné un nouveau souffle au marché du vin comme nous l’explique Jean-Nicolas Méo, directeur de Méo-Camuzet, l’un des terroirs les plus prestigieux de Bourgogne : “Le manga a fait un bien fou au marché du vin. Il nous a apporté de la fraîcheur et nous a rapprochés des consommateurs, constate Vincent Lécheneaut, producteur de bourgogne. Les Japonais viennent dans nos propriétés pour goûter nos vins. Certains apprennent même le français pour l’occasion.”

O Vinho: a nova estrela dos mangás japoneses

Por Kevin Chaulet

Foi uma surpresa para os vinicultores franceses quando perceberam que estavam famosos no Japão por meio de um mangá (História em quadrinhos) criado pelo ilustrador Shu Okimoto, chamado “As Gotas de Deus” (Kami no Shizuku).

De acordo com o www.lexpansion.com, a idéia veio ao autor em uma prova de vinhos que fez na França, no chateau Philippe Poupille Carille. A história dedicada ao vinho, foi um estrondoso sucesso no Japão, onde vendeu mais de 3,5 milhões de cópias. Com isso, muitos vinhos franceses, referidos no mangá tiveram uma maior visibilidade no Japão e, por conseguinte, um aumento significativo nas vendas. Conforme explicado por Philip Carille, desde a publicação dos quadrinhos há 3 anos, o sucesso está sempre presente: “Nós temos um vinho referido no nono volume da série: um castelo poupille 1999 que ficou famoso. Mas os fãs do mangá estão interessados em todas as safras. Resultado: o meu volume de negócios aumentou 30%. Devemos, no entanto, notar que esta atividade extra não é a mesma para todos os vinhos referidos nos quadrinhos, o fim dos vinhos “alta” ou já conhecidos no Japão não observaram mudanças significativas desde a publicação da obra de Shu Okimoto. Mas mesmo se o crescimento das vendas não é nada, “as gotas de Deus deram um novo impulso ao mercado do vinho”, como disse Jean Nicolas Meo, diretor do Meo-Camuzet, um dos vinhedos mais prestigiados da Borgonha: “O mangá  trouxe muita coisa boa para o mercado do vinho. Ele nos trouxe um frescor e nos aproximou mais de nossos consumidores”, diz Vincent Lécheneaut, produtor da Borgonha. “Os japoneses vêm para as nossas propriedades para provar os nossos vinhos. Alguns chegam até a aprender o francês para a ocasião” completou.

This article was originally published at http://webcaviste.com/a/le-vin-nouvelle-star-des-mangas-japonnais/

Interessantíssimo isso.  O que me deixa espantado é saber que um quadrinho tem tanta força quanto qualquer jornal ou revista importante em um país como o Japão. Kami no Shizuku (As gotas de Deus) fez tanto sucesso por lá que virou até novela em 2009.

O personagem principal da história chamado Shizuku Kanzaki, descobre a beleza do vinho, logo depois que seu pai, um famoso crítico, morre e deixa para ele uma herança diferente: a descrição de 12 vinhos que ele considerava os melhores do mundo, comparados aos apóstolos de Jesus Cristo.  O primeiro passo para encontrar estes 12 apóstolos é herdar a coleção de vinhos do pai, o que o coloca contra seu irmão Issey Tomine, que  já é um famoso crítico de vinhos japonês.

Não é incrível?

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