
Pesquisadores de robótica de Osaka se uniram a empresa de telefonia japonesa NTT Docomo para criar um novo aparelho de celular que é no mínimo, no mínimo apavorante. O telefone Elfoid foi criado no formato de um “humanóide” (andróide com características humanas), moldado com uretano que se assemelha a pele humana.
No futuro, Elfoid terá pequenas peças que farão com que mova os olhos, boca, pescoço e braços. Isso porque ao invés de uma tela para transmissão de ligações em vídeo, a “criaturinha” terá uma câmera que transmitirá os movimentos faciais de um dos interlocutores para o Elfoid do outro que irá reproduzi-los. Estranho, não? Você vai ligar para um amigo, e se este cara estiver bravo com você o pequeno boneco fará caretas e mexerá os olhos e a boca imitando o cara enfurecido. O Elfoid ainda virá com um sensor de temperatura, acelerômetro e uma interface baseada em comandos de voz e gestos para fazer coisas ainda mais esquisitas.
O celular que mais parece um boneco é baseado no robô Telenoid R1, desenvolvido pelo professor Hiroshi Ishiguro na Universidade de Osaka.