ダーリンは外国人 vai virar filme!

O livro em mangá: "O Meu Marido é um Estrangeiro"
O livro em mangá: "O Meu Marido é um Estrangeiro"

Hoje os jornais japoneses revelaram que vai ser lançado no Japão um filme baseado no mangá ダーリンは外国人 (Meu Marido é um Estrangeiro) da desenhista Saori Oguri.

Eu conheci este mangá em Outubro de 2008, enquanto eu andava pelos trens de Tóquio. Dentro deles, eu sempre ficava de olho nas pequenas telas de LCD que haviam acima das portas porque além de informações referentes as estações, ainda passavam diversos comerciais e alguns vídeos engraçados. Na programação destas tvs sempre havia uma animação feita em flash que narrava a história de uma japonesa as reviravoltas com o marido, um americano barbado e cheio de manias. Eram histórias bem curtas que narravam de forma divertida, nada mais nada menos, do que o choque cultural que a personagem Saori, uma japonesa pura, sentia em seu convívio com o marido, Tony Laszlo.

No texto: "Juntos, nós podemos ir a qualquer lugar"
No texto: "Juntos, nós podemos ir a qualquer lugar"

Conforme me interessava por estas histórias, eu fui descobrindo que as aventuras de Darlin wa Gaikokujin (o que estava escrito lá em cima em japonês!) não eram apenas aquelas aventuras em flash para divertir os viajantes, mas sim um livro em formato de mangá de muito sucesso publicado por uma desenhista chamada Saori Oguri. Sim, esse é o nome da autora! E o marido dela se chama Tony Laszlo mesmo! As histórias são baseadas na realidade!

Esse é o Tony Laszlo, marido da Saori! Ele aparece em foto, ela não!
Esse é o Tony Laszlo, marido da Saori no programa de tv!

O mais interessante deste título é que ele não foi criado para ser uma mega-sucesso de vendas, nem modinha e nem o próximo “Naruto” ou “Dragon Ball”, mas sim uma história de uma desenhista que resolveu mostrar em forma de comédia o que ela estava vivendo dentro de casa. E ganhou muita notoriedade e fama no Japão por ser um mangá adulto.

Depois de saber disso, eu fui correndo comprar o livro dela e descobri que na verdade são vários! Ela começou contando seus dias com Tony e logo a história da sua família ganhou nuances inesperadas, um bebê chegou! E uma série de livros sobre como cuidar de um bebê acabaram abarrotando as prateleiras sempre com os conselhos de Saori e Tony que neste momento já haviam se tornado personagens de diversas aventuras, incluindo uma que se chama “Dentro da cabeça do Tony” que fala sobre o que se passa na cabeça de um estrangeiro que vive no Japão.

Bom, mesmo invadindo um pouco da minha provacidade, eu acho que essa história vale a pena contar. A minha namorada é japonesa e se chama Saori. Não é a Saori Oguri claro porque eu não quero apanhar do Tony, mas a semelhança já foi o suficiente para que pudéssemos brincar com esse assunto. Enquanto estávamos  juntos tanto aqui no Brasil quanto no Japão, nós tivemos que aprender a conviver com as diferenças culturais que temos. E são muitas. E tenho que dizer que demorou um bocado para poder entrar num consenso entre ambas as partes. Mas, eu sinceramente acho que isso é o mais legal de ter um relacionamento com um estrangeiro: aprender a respeitar as diferenças.

E quando estávamos no trem nós assistíamos as histórias de Saori e Tony e ficávamos comparando com a nossa. E era bem interessante. Foi pensando nisso que eu fiz a ilustração aí embaixo chamada Darlin wa Burajirujin (O seu “darlin” é brasileiro), uma brincadeira com a capa do livro da Saori, onde eu redesenhei os personagens para ficarem parecendo comigo e com ela.

"O seu namorado é brasileiro"
"O seu namorado é brasileiro"

O livro-mangá de Darlin wa Gaikokujin já vendeu mais de 2 milhões de cópias no Japão e traz pequenas histórias com um traço simples, mas bem expressivo. O roteiro também é interessante, mas faz-se a necessidade de entender um pouco de cultura japonesa para poder “degustar” as diferenças sem estar munidos de pré-julgamento, uma palavrinha que eu inventei pra minimizar a palavra preconceito. O livro dela também foi publicado em uma pequena tiragem nos EUA com o nome de “How to Read Manga: Is he Turning Japanese?” (Como ler mangá: Ele está virando japonês?)

Esse é um comercial de comida com os três juntos em desenho animado!

Enfim, eu fiquei feliz hoje ao saber que a obra da autora vai se tornar um filme de verdade no Japão. A atriz que interpretará Saori será Inoue Mao, a Makino Tsukushi da famosa novela japonesa Hana Yori Dango, enquanto Tony, o marido, será interpretado pelo ator iniciante, e estrangeiro, Jonathan Sherr. O filme deve estrear entre março e abril de 2010 e o site oficial já está no ar.

Inoue Mao será a Saori enquanto Jonathan Sherr interpretará Tony no cinema!
Inoue Mao será a Saori enquanto Jonathan Sherr interpretará Tony no cinema!

Essa imagem teaser do filme foi retirada do site Cinema Today e mostra os dois atores interpretando uma cena do filme.

O que eu acho mais importante neste tipo de obra é que coloca em discussão muitos aspectos culturais do Japão. Fala-se tanto na sociedade japonesa como uma sociedade fechada e “fria” com as “pessoas de fora” (se você leu os posts anteriores vai entender!) que uma obra como essa se torna muito importante para a formação de toda uma nova geração de pessoas, tanto japonesas quanto estrangeiras interessadas neste país.

Hoje eu repassei no Twitter o texto da minha xará Bruna Siqueira que colocou em seu blog uma pesquisa que saiu na revista An An. A pesquisa é interessante por revelar diversos aspectos culturais que estão mudando na vida das mulheres e uma delas está relacionada a sexualidade. Vale a pena dar uma conferida, clicando aqui!

4 opiniões sobre “ダーリンは外国人 vai virar filme!”

  1. eu quero ver esse filme! também me identifico com história. só que no eu caso o namorado é que é japonês :p

    o filme estreia em 2010, não? você escreveu abril de 2009. ou já estreou?

    e também vou lá conferir o blog da bruna ; )

    adorei o post (^o^)/

    ps: você tá seguindo alguma celebridade japonesa no twitter? só achei o haruki murakami. queria seguir tanta gente! os meninos do smap, do arashi, algumas cantoras, atrizes. hihihi…

    Curtir

    1. Oi, Karina,

      É 2010 mesmo! Eu que errei na hora de digitar… Acabei de consertar… Vlw pelo toque.
      Que bom que gostou!

      Ah, coloquei o link do seu blog na barra lateral do meu.

      Então, eu fiquei outro dia procurando as celebridades, mas só encontrei um travesti famoso da tv e o Maynard Plant, o irmão que toca guitarra da banda Monkey Majik, sabe? Aquela banda formada por estrangeiros e que ficou bem famosa no Japão nos últimos tempos. Eu achei legal que ele tá me seguindo tb. Eu vi que ele postou no twitter que estava ouvindo música brasileira..rs..

      Curtir

  2. Cara que dez!!!Quero muito ver isso!!!!
    Waaah, eu tive um namorado totalmente japa, mas teve uma diferença que não superamos e que nos fez retornar a amizade……o Trabalho sem fim, a ponto dele me ignorar por quase 1 mês….>__<
    Enfim!!!To super afim de ver isso!!!

    Curtir

  3. eu gosto de naruto e dragon ball , mas eles não são modinha como você escreveu , são os sonhos dos mangakas que deram duro em realizar seus seus , e em fazer um dos melhores animes/mangás do mundo , como samurai x mesmo sendo antigo desde 1996 e naruto , e dragon ball , cavaleiros do zodiaco , ynuiasha , grandes mangás que ao longo dos anos ainda assim , permanece ate hoje , e vai continuar , mesmo que crie outros e outra continuação por cima deles , como o de naruto que acabou agora e tem o boruto , não são modinhas , nem one piece , tambem tem grandes desenhos como akira e a viagem de chiiro , como o tumulo dos vagalumes , alem de fazerem em uma versão real com pessoas , é como um agradecimento por ter feito e faz parte de nossa infancia e adolescencia , bem de qualquer forma espero pelo o filme , como se sentiria se chamasse o seu filme de modinha , seus desenhos que voce fez ?
    (desculpe com a escrita , estou usando o notebook , e nao estou a fim de colocar acentos e nada nas palavras)

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s