World Cosplay Summit 2009 – Vídeo

Ontem, 20 de junho, eu estive presente na final da etapa brasileira do WCS, o World Cosplay Summit, um dos maiores eventos de Cosplay do Brasil. Quem chega no final desta etapa vai representar o Brasil no campeonato mundial que acontece no Japão em agosto.

O evento promovido pela editora JBC foi bem bacana e num local organizado. A final foi acirrada entre duplas muito boas que vieram de todas as partes do país e os jurados escolhidos para esta final foram pessoas importantes da sociedade, entre jornalistas, atores, apresentadores de televisão, pesquisadores e represetantes de orgãos governamentais, cada um deles tinha alguma relação com cultura pop.

Eu achei o evento bacana como você pode conferir no vídeo aí em cima, onde gravei o que me chamou mais a atenção. Mas eu tenho uma crítica que acho justa que é o fato de não definirem se as apresentações devem ser feitas em japonês ou em português. Acho que, a princípio, como o evento é feito no Brasil e  tanto os jurados quanto o público, que são em sua maioria brasileiros que não possuem bom entendimento do idioma (e não precisam também!), seria justo que todas as apresentações fossem feitas em língua portuguesa. Isso deveria ser uma regra mesmo. Num segundo passo, quando a dupla estivesse definida para a final japonesa, aí sim deveriam criar um áudio em japonês para a apresentação ser julgada naquele país.

Eu acho que rola uma certa confusão no momento da apresentação. Mesmo que o figurino e a atuação sejam impecáveis o idioma impede o entendimento de quem deveria estar julgando e curtindo o show.

Esse é só o meu ponto de vista.

Geraldo e Renan campeões do WCS Brasil 2009
Geraldo e Renan campeões do WCS Brasil 2009

Ah, os vencedores do evento deste ano foram os cosplayer Renan e Geraldo que apresentaram um esquete cômico com dois personagens famosos de One Piece. Para saber mais informações sobre o WCS e ver a cobertura online dada ao evento é só visitar o site:  http://henshin.uol.com.br/wcs/2009/06/20/resultado-wcs-brasil-2009/

Ah, perto do final do vídeo vocês conferem a apresentação dos novos títulos da JBC: Ranma 1/2 de Rumiko Takahashi e DNA2 de Masakazu Katsura. Ambos títulos bacanas pro mercado. Bem conhecidas entre os fãs de mangás e com histórias interessantes para cativar novos leitores.

Algumas fotos do WCS 2009 você pode conferir no meu álbum do Flickr! (link e visualização na barra lateral direita). Não são boas fotos. Não sei porque achei a minha câmera muito estranha ontem, não consegui regular direito e as imagens ficaram todas saturadas. Que pena…

Uma opinião sobre “World Cosplay Summit 2009 – Vídeo”

  1. Ótimas fotos e ótimos cosplayers. Valeu pelo vídeo. Não achei as fotos tão ruins, como você disse. Infelizmente nunca fui no WCS, já que fica muito longe pra mim. Um amigo meu que mora em Shizuoka esteve na edição do ano passado, mas pra mim é embassado ir pra Nagoya e não ter onde ficar…
    Concordo com a sua crítica: Brasil=Português, Japão=Japonês! A partir do momento que a dupla representante é escolhida, eles tem que ralar no japonês pra não fazer feio.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s