Confirmada a morte do criador de Shinchan!

Helicóptero resgata corpo do desenhista em Arafune
Helicóptero resgata corpo do desenhista em Arafune

A última notícia sobre o assunto publicada pelo jornal japonês Sponichi as 21h17 do dia 20 de outubro confirma que o corpo encontrado em um precípicio da montanha Arafune, região de Shimonita, que fica na divisa entre Gunma e Nagano é mesmo o do autor e desenhista Yoshito Usui (51), criador das aventuras de Crayon Shinchan. Segundo a família, Usui saiu na manhã do dia 11 de setembro com a intenção de fazer hiking pelas montanhas. Sem notícias de seu paradeiro, a família entrou em contato com a polícia que passou a procurá-lo. Na manhã do dia 19, os bombeiros da cidade foram avisados por alpinistas de que um corpo encontrava-se caído em um precipício íngreme com mais de 120 metros de altura na montanha Arafune. No dia 20 a delegacia reuniu um contingente de 35 policiais que se reuniram para buscar o corpo no local dito de difícil acesso.

A operação que se iniciou as 9h da manhã do dia 20 durou até a tarde quando policiais precisaram do auxílio de um helicóptero (foto) para resgatar os restos do autor. Ainda segundo as autoridades, Usui deve ter morrido na tarde do dia 11 de setembro. A queda lhe causou a morte instantânea. O corpo encontrado trajava um backpack (mochila típica de mochileiros), onde havia um aparelho de celular, uma carteira, além de uma câmera digital que foi destruída na queda e lhe faltavam os sapatos que logo foram encontrados próximos. Em seus pertences não foi encontrado nada que se assemelhasse a uma carta de suicídio, o que leva a crer que o motivo da morte foi mesmo um terrível acidente.

Foi confirmado ainda que Usui na manhã do dia 11 de setembro pegou um táxi na frente da estação Shimonita e pediu ao motorista que o levasse para Arafune.

A editora Futabasha disse que as histórias de Shinchan devem continuar sendo publicadas na revista japonesa Manga Town até o mês de dezembro (indo as para as lojas e livrarias no mês de novembro). Segundo a editora, Usui entregou os últimos números da revista, fez uma reunião na editora e na manhã de sua ida para Arafune fez uma ligação ao editor. Nesta ligação ele não aparentava estar bravo ou melancólico.

Para assistir o vídeo com a confirmação e o vídeo do regate, clique aqui (em japonês!).

Yoshito Usui criou o personagem Crayon Shinchan que como muitos outros tornou-se um personagem tradicional na história dos quadrinhos no Japão. Eu me lembro de conhecer Shinchan (diminutivo de Shinnosuke Nohara) através dos mangás e depois pelos desenhos animados. O que eu considerava mais legal nas aventuras do garoto era o modo como ele fazia as coisas. Sempre arteiro e provacador, Shinchan é para o Japão o que séries como Os Simpsons são para o resto do mundo. Irreverente e engraçadíssimo. Creio eu que uma pessoa que inventou uma história como essas não pode ser depressivo e nem paranóico.

Uma vez eu viajei para Nikko em um trem que durou 4 horas para chegar. Uma das estações em que parei foi Kasukabe e eu me lembro de ter visto pelo vidro um outdoor imenso do Shinchan e fiquei espantado. A minha namorada disse que aquela era a cidade onde tinha nascido o autor e onde os personagens moravam, por isso em Kasukabe havia toda uma homenagem a Shinchan, isso além do personagem ser considerado um dos defensores das crianças.

Vai com Deus, Usui Yoshito Sensei. Descanse em paz. ( 21 de abril 1958 – 11 de setembro de 2009).

Spoiler (Se você sabe japonês assista ao episódio direto. Se não sabe, abaixo tem a descrição do que acontece no episódio é só selecionar o texto)

Quem souber japonês vai sacar que neste episódio Shinchan fala que quando crescer virá ao Brasil junto com um amigo cujo sonho é se tornar jogador de futebol. Ele diz que virá para jogar futebol e dançar com as belas garotas brasileiras, os outros serão treinador e técnico. Tudo não passa de uma brincadeira para se livrar da irmãzinha chata que quer brincar de casinha, para assim eles poderem jogar futebol em paz. É muito engraçado. Eles dizem que a área do campinho é do outro lado do mundo no Brasil. Enquanto estão no campinho, a irmãzinha manda uma carta dizendo que a “mamãe” está doente no Japão e que eles precisam retornar ao Japão. Aí eles voltam ao parquinho e arrumam outra desculpa pra se livrar da menina, um dos amigos diz que a professora será a esposa brasileira Maria que além de gentil e  inteligente também é muito linda. Assim, daquele momento em diante “Maria” fica cuidando da “mamãe”. Daí pra frente a professora passa a falar japonês com sotaque (reparem!).

E a menina começa a tratar a “Maria” como uma empregada pra ver se faz os garotos voltarem. Enquanto a professora fica com raiva o Shinchan aparece pro trás dela e diz com suposto sotaque “nipo-brasileiro”: “Não se preocupe o amor do Ishitaka vale por qualquer esforço, sendo assim nada é impossível!” e a professora responde: “É isso mesmo!”

Shinchan usa o nome de outra pessoa, Ishizaka, que pelo que entendi deve ser o nome real do namorado da professora. Depois de muito drama, a irmã fica triste porque os meninos não querem brincar com ela de casinha, mas no final ela é quem acaba indo jogar bola com eles. Ela vira o técnico e diz que vai treinar arduamente o time para chegar a Copa do Mundo. E assim acaba. O episódio é bem recente e sua entrada está datada de 18 de setembro no Youtube.

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. DJ Yatta disse:

    Cara, realmente é uma pena ele ter morrido… Mas, Shin Chan não morrerá! Assim como DORAEMON, será eternizado e não vai mais parar!

    Curtir

  2. Paulo disse:

    Shinchan é muito genial! *-* Essa notícia me deixou triste ;_;

    Curtir

  3. sarah-chibi disse:

    Usi-san, descanse em paz……

    Curtir

    1. sarah-chibi disse:

      *usui-san

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s