|Atualizado| Mais detalhes sobre a morte de Yoshito Usui

Suposta foto de Yoshito Usui mostrada pela midia chinesa
Suposta foto de Yoshito Usui mostrada pela midia chinesa

Eu estava dando uma última olhada nas notícias sobre o falecimento do criador de Crayon Shinchan, Yoshito Usui cujo nome verdadeiro era Yoshihito Usui na imprensa japonesa e descobri que a editora Futabasha, responsável por publicar as histórias, fez uma coletiva de imprensa onde revelou que tanto eles, como esposa Hisako e a família do autor estavam muito emocionados com o apoio dos fãs neste momento tão difícil e chocante.

Na coletiva também foi dito que a polícia conseguiu extrair as fotos da câmera digital que estava com o autor. Dentre as 30 fotos que haviam na câmera uma delas foi tirada de um ponto cujo ângulo apontava debaixo para cima no precipício. “Foi como se ele tivesse escorregado naquele momento” foi dito durante a coletiva.

O funeral de Usui será realizado de forma privada apenas com parentes e amigos próximos. Depois da despedida ao autor a empresa deve se reunir para decidir com quem ficarão os direitos sobre a obra criada por Usui e o futuro do personagem na tv e nos cinemas.

Outra notícia revelou que em Taiwan, o mangá de Crayon Shinchan faz muito sucesso e tornou-se um best seller que já vendeu mais de 100 milhões de cópias. É considerado um fenômeno dos mangás naquele país, onde é chamado de “milagre” do “mundo dos mangás”. Como o resto do mundo, os fãs de Taiwan também lamentam muito o falecimento do autor. A editora responsável pela publicação em chinês por lá também demonstrou sua tristeza pela perda.

Para assistir a notícia no canal da TBS, clique aqui.

É tanta coisa. Quando acontece algo do outro lado do mundo geralmente a imprensa brasileira recorre as chamadas agências  de notícias como Reuters ou EFE que recebem notas e reportagens do mundo inteiro. Um veículo que quer estar bem informado recorre na maioria das vezes a essas duas agências. Por um lado é bom e por outro não. As agências de notícias entregam fotos e reportagens do mundo inteiro em inglês, espanhol ou português o que é bom pros jornalistas. O ruim é que as reportagens contêm apenas o dito essencial de cada uma, quase nunca inclui os pormenores. Além disso, como são poucas as agências de notícias, o que for ignorado por elas acaba sendo ignorado pelo resto do planeta. Eu fico feliz que a notícias sobre Usui tenham saído num veículo como o G1, mas lendo apenas a EFE não dá pra saber o quão importante o autor era e tal.

Atualização: O corpo de Yoshito Usui foi velado no dia 22 de setembro em uma igreja católica em Kasukabe, Saitama. Estiveram presentes 30 funcionários da editora Futabasha e a família de Usui que chegou em um micro ônibus, enquanto o carro funerário vinha atrás levando o corpo do desenhista que foi carregado para dentro da igreja pela porta dos fundos.

Subscribe in a reader

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s