Porque gostamos da cultura pop japonesa?

meAcho que o primeiro contato que tive com algo relacionado a cultura pop japonesa aconteceu na época do Boom dos videogames lá pelo final de 1990 ou 1991. As locadoras abarrotadas de jogos lutavam entre si umas para ter mais games do que as outras. As revistas fervilhavam lançamentos e eu como numa sorveteria demorava um bom tempo para escolher o que queria. E jogos japoneses faziam parte do menu das locadoras, já que elas estavam sempre tentando obter os lançamentos do jeito mais rápido possível e o Japão foi o país responsável por reviver essa viciante mania, depois da Atari ter quebrado pela primeira vez (entre 1972 e 1984). Mas não é só nisso em que eles são bons.

No final da Segunda Guerra Mundial, o país fora destruído pelos bombardeios americanos e sua economia havia sido aniquilada por terem transformado toda sua indústria em esforços de guerra. Mesmo assim, com a ajuda externa, o país se recuperou economicamente em um pouco mais de 50 anos. Uma coisa assim só foi possível por causa do esforço coletivo dos japoneses que transformaram seu país na segunda maior potência econômica do planeta. Sendo assim, não demorou muito para o Japão despontar como um dos maiores exportadores do mundo. Mas este pequeno país, mesmo hoje, importa quase 80% de tudo o que consome, o que então o transformaria numa potência? A resposta é simples, a tecnologia. O país ficou famoso por “reinventar, transformar, recriar e melhorar” idéias que já existiam. Sim, o Japão recicla e vende  novos e melhores produtos.

Foi assim com a revolução dos videogames, dos computadores, câmeras digitais, mp3 players e etc. Histórias em quadrinhos (mangás), desenhos animados (anime) e a música também sofreram transformações, tendo os EUA como fonte de inspiração, esses elementos foram adaptados ao gosto japonês e passaram a ser vorazmente consumidos por lá. Agora você deve querer saber, como isso foi cair no gosto de muitos jovens pelo  mundo afora, certo? Pois bem, nos países onde existe uma colônia de descendentes de japoneses como é o caso do Brasil, sempre houve um movimento tímido de pessoas que curtiam esta cultura pop. Assim, assistir aos animes e ler mangás era uma forma de manter os descendentes de japoneses, principalmente os jovens, interessados em sua língua, tradições e raízes. E este movimento só foi parar no gosto mundial quando tornou-se mais evidente o processo de globalização. E, certamente, um dos responsáveis por acelerar este processo foi a internet.

A internet é uma tecnologia que surgiu, aparentemente, de uma experiência militar americana e que quebrava de uma única vez os três elementos da física: o tempo, a massa e o espaço. Por exemplo, sem precisar se deslocar para ir a uma biblioteca, perder tempo pesquisando e nem ter que levar um livro pesado para casa, era muito mais fácil ter acesso a mihões de informações a poucos cliques de distância. Desta maneira, a internet passou a difundir a cultura mundial. E foi no meio dessa revolução tecnológica que entraram os desenhos animados, quadrinhos e música japonesa que hoje são consumidos e apreciados no mundo inteiro. Quando a internet caiu na mão do público, acabou dando voz a milhões de jovens ávidos por trocar informações e no meio disto tudo o Japão, que está sempre na vanguarda do que há de mais Hightech, passou a transmitir sua cultura popular que tornou-se a mais querida por adolescentes e jovens ao redor do planeta.

Basicamente, se você não conseguisse ter acesso a cultura pop japonesa de forma tão eficiente, certamente jamais teria chance de consumi-la da maneira que fazemos hoje. E provavelmente não estaria perdendo seu tempo vindo aqui ler as coisas que eu escrevo.😛

4 opiniões sobre “Porque gostamos da cultura pop japonesa?”

  1. Parabéns Renato, gostei do site/ blog. Lembro de vc da finada revista Herói, do qual tenho quase todas as edições. Achei esse espaço visitando o blog do amigo em comum Michel Matsuda.

    Curtir

    1. Oi, Ivan.

      Muito obrigado. Fico feliz que você tenha gostado. A iniciativa de criar o blog veio da vontade de voltar a escrever na web e de ter contato com a tecnologia recente dos blogs, videos e redes sociais. Acho que eu fiquei afastado muito tempo da net no sentido de realmente colocar a mão na massa e ver como as coisas funcionam ultimamente e tal. Um blog hoje em dia não é só mais um espaço para escrever, mas sim um lugar para encontrar novos amigos, fazer novos contatos, trabalhos e etc. Eu estou bem feliz com o respaldo que a galera está me dando aqui. E quem já não me via há tempos, tem a chance de me reencontrar através de alguns textos originais escritos de uma maneira mais tranquila e tal.
      Fico imensamente grato que acompanhe o meu trabalho.

      Abs,

      Renato

      Curtir

  2. Eu achei que você contaria mais detalhado esse seu mergulho nesse universo, gosto de saber essas coisas dos outros. hehe Eu sou de 89, e desde sempre tive contato com games, mas o que me fez cair de cara no mundo, foi numa festa de aniversário de alguém que eu não lembro(estranho não?). Uma amiga da minha avó, convidou eu, meu irmão e meus primos para começarmos a treinar karaokê e taikô. Então foi basicamente depois que ganhei meu primeiro troféu em um campeonato em categoria Doyo, que comecei a mergulhar mais nessa cultura que tenho gosto não pelas relações de descendência, mas sim pois, tudo que conheci(pessoas, amigos, etc), aprendi(nihongo, filosofias, etc.) e senti(prazer/felicidade,etc) está ligado à cultura japonesa em geral. Ah, e ler tudo isso não é perda de tempo! hahauhuah Se é informação, está velendo!

    abs!

    Curtir

  3. Nossa! Adorei o que você escreveu. Estava precisando de uma força assim porque minha monografia será sobre cultura pop japonesa. Obrigada por expandir meus olhares sobre o tema com seus pequeno artigo. Amo a cultura pop japonesa.
    Parabéns!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s